UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO AGRÍCOLA

EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO/BOLSA PNPD 2019

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Produção Agrícola, da Universidade Federal Rural de Pernambuco informa que, no período de 09 a 13 de maio de 2019, estarão abertas as inscrições para o processo de seleção e admissão de candidatos (as) doutores para 02 (duas) vagas para o ProgramaNacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES).

Da vigência e valor da bolsa

A vigência da bolsa PNPD será de até 12 (doze) meses, de maio de 2019 a abril de 2020, podendo ser renovada uma única vez pelo mesmo período, desde que atendido as normas deste edital. O valor da bolsa repassado pela Capes é de R$ 4.100,00 (quatro mil e cem reais).

Das Vagas

1. 01 Vagar para a Área de Sistemas Agrícolas. Docente supervisor: Alberício Pereira de Andrade.
  2. 01 Caga para a Área de Uso da água e solo na produção agrícola. Docente supervisora: Erika Valente de Medeiros.

Obs: Caso não apareça candidato para um ou ambos os supervisores acima listados, o edital será reaberto no dia 14 de maio de 2019 para preenchimento da(s) vaga(s) em aberto.

Dos requisitos do bolsista

a) Ser brasileiro ou possuir visto permanente no País. No caso de candidato estrangeiro, este deverá estar, no momento da implantação da bolsa, em situação regular no País;

b) Estar em dia com as obrigações eleitorais;

c) Possuir  qualificações  que  demonstrem  capacitação suficiente  para desenvolver o  plano  de trabalho na vaga ofertada pelo docente;

d) Não ter sido benificiário de bolsa de PNPD no corrente ano;

e) Dedicar-se integralmente  e  exclusivamente às atividades do plano de trabalho que será apresentado pelo supervisor;

f) Não ser aposentado ou encontrar-se em situação equiparada;

g) Não possuir vínculo empregatício (celetista ou estatutário);

h) Estar apto a iniciar as atividades tão logo seja aprovada a sua candidatura;

i) Ter seu currículo atualizado e disponível na Plataforma Lattes;

j) Ter concluído o doutorado na área da vaga ofertada;

k) Residir em Garanhuns-PE quando a bolsa for implementada.

Das inscrições

A inscrição de candidatos no processo de seleção para a vaga de bolsista PNPD deverá ser feita por e-mail (coordenacaopgpa@gmail.com; assunto: Candidato a bolsa PNPD), mediante envio de documentação descrita a seguir:

1. Formulário de inscrição completo  (Anexo I);
  2. Currículo Lattes atualizado com produção de 2014 a 2019;
  3. O candidato aprovado só assumirá a bolsa mediante apresentação dos documentos comprobatórios do referido currículo.

Dos critérios de seleção dos bolsistas

A seleção será baseada no número de artigos publicados em revistas equivalentes a A1 (AEA1) e de artigos publicados em revistas qualificadas (A1+A2+B1), conforme critério do Qualis da CAPES para área de Ciências Agrárias I, mediante a seguinte fórmula:

AEA1 = (A1x1) + (A2X0,85) + (B1x0,70) + (B2x0,55) + (B3x0,40) + (B4x0,25) + (B5x0,10)

(A1 + A2 + B1) = soma dos artigos qualis A1, A2 ou B1

Em caso de empate, será utilizado a maior pontuação obtida na Produção qualificada.

Dos resultados

O resultado será divulgado no dia 14/05/2019 na página do Programa (http://ww2.ppgpa.ufrpe.br/). Caso não haja inscrição de canddiatos para um ou para ambos os professores, será reaberta a seleção no dia 15/05/2019 para preenchimento da(s) vaga(s) não preenchida(s) e o resultado divulgado dia 16/05/2019.

ANEXO I

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Nome:

RG:                                                          CPF:

Rua/ Logradouro:

Bairro/ Complemento:

CEP:                               Cidade:                                                            Estado:

Número do Celular:(    )___________

Formação na Graduação:

Universidade:

Ano conclusão:

Doutorado: