O credenciamento de novos docentes segue as Normas Internas do PGPA, e estas incluem as diretrizes da CAPES estabelecidas na Avaliação Quadrienal de 2017 (ambos os documentos se encontram na aba ‘Documentos’ da página do PGPA). Caso o docente atinja os critérios, deve encaminhar uma solicitação de credenciamento ao CCD do Programa, junto com uma cópia atualizada do Currículo Lattes.

Das normas internas:

Artigo 13 - O credenciamento de professores do Corpo docente terá validade por um quadriênio, podendo ser renovado, caso haja interesse do Curso e do professor. 

§ 1º - O credenciamento dos professores permanentes ou participantes dar-se-á, pelo Colegiado do Programa, mediante avaliação do Curriculum Lattes do professor/pesquisador, por dois relatores escolhidos entre seus pares, sendo um externo ao Programa.

 Seguindo os critérios CAPES, o docente que pretende se credenciar deve atingir as duas condições descritas a seguir:

-ter publicado, no mínimo, 01 artigo em periódicos Qualis A1, A2 e B1 (considerando a Área de Ciências Agrárias) por ano, nos últimos 04 anos;

-ter publicado, no mínimo, 1,2 artigo equivalente A1 (veja como calcular abaixo) em periódicos do Qualis por ano, nos últimos 04 anos.

Equivalentes A1: A1 - 1,00; A2 - 0,85; B1 - 0,70; B2 - 0,55; B3 - 0,40; B4 - 0,25; B5 - 0,10; C - 0,00

As produções devem, preferencialmente, contemplar temas de uma ou de ambas as linhas de pesquisa do PGPA: a) Sistemas Agrícolas e b) Uso de Água e Solo na Agricultura.