O Egresso do PPGPA, Paulo Ferreira da Silva, publicou um artigo (Seasonal patterns of carbon dioxide, water and energy fluxes over the Caatinga and grassland in the semi-arid region of Brazil), oriundo de sua Dissertação, no Journal of Arid Environments, que tem fator de impacto de 1,835 e é editado pela Elsevier.

Também fazem parte do artigo, os professores do PPGPA, José Romualdo de Sousa Lima (Orientador) e Antonio Celso Dantas Antonino (Co-Orientador), bem como professores e pesquisadores da UAST/UFRPE (Eduardo Soares de Souza, José Raliuson Silva) e da UFPE (Rodolfo Marcondes Silva Souza e Edevaldo Miguel Alves).

Esse artigo é o primeiro no mundo a medir simultaneamente os fluxos de carbono, de água e de energia em Caatinga e em pastagens no semiárido brasileiro. Os resultados mostraram que a retirada da Caatinga e a implantação de pastagens causou um maior aquecimento do ar e uma redução na evapotranspiração. Em relação aos fluxos de carbono, os mesmos foram similares, no entanto, na estação seca a Caatinga sequestrou mais carbono atmosférico que a pastagem.