Histórico

O projeto de criação do Mestrado em Produção Agrícola foi aprovado na UFRPE através da Resolução CEPE 121/2009, homologado pela Resolução CONSU 330/2010 e submetido a CAPES em março de 2009. Em sua 115ª reunião, realizada de 23 a 26 de fevereiro de 2010, após apreciação do parecer da consultoria científica externa, o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior– (CTC-ES) recomendou o Curso de Pós-Graduação em Produção Agrícola (PPGPA), nível de Mestrado Acadêmico, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns, recebendo a nota 03. As atividades acadêmicas do PGPA foram iniciadas em 01/01/2010.

O PPGPA foi o segundo mestrado aprovado na UAG/UFRPE, fazendo parte dos mestrados pioneiros no interior do estado de Pernambuco. O PGPA visa contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento do Agreste Meridional pernambucano, bem como de regiões vizinhas dos estados da Paraíba, Alagoas, Bahia, Sergipe, etc.

Conceito CAPES e Bolsas de Estudo

O Conceito emitido pela CAPES é: 4 . Nosso programa recebe financiamento por meio de bolsas de diversas agências como: CAPES, CNPq e FACEPE (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco).

Objetivos do Programa

O Programa de Pós-Graduação em Produção Agrícola (PGPA) da Unidade Acadêmica de Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG/UFRPE) visa formar profissionais para atuarem nas instituições de ensino e pesquisa do país, bem como em instituições privadas, envolvidas com ensino e pesquisas de inovação tecnológica. Com os conhecimentos adquiridos, os mestres em Produção Agrícola poderão atuar na proposição de alternativas viáveis cientificamente para resolução de problemas da agricultura brasileira.

Perfil do Egresso

O mestre em Produção Agrícola da UFRPE deverá ser capaz de solucionar e/ou propor soluções para os principais problemas da agricultura brasileira, quer sejam os relacionados com solo e água, como também os relacionados com sementes, manejo cultural, pragas, doenças, das principais culturas do Brasil, principalmente, as da região Nordeste.

Os egressos do PGPA também deverão ser capazes de atuar em instituições de ensino e de pesquisa, tais como, os Institutos Federais de Educação, Institutos Estaduais de Pesquisa Agropecuária, Faculdades Particulares, etc.